Sabedoria de mãe

Imagem: Vivian Maier

Imagem: Vivian Maier/ Reprodução

 

As fotos da família flanaram do caminhão para a enorme pilha de lixo e se assentaram ali com a delicadeza própria dos Braga. O homem mais velho, agora, parecia ainda mais surpreso envolto na moldura encardida. No sol inclemente do lugar, a mulher do retrato teria que apertar ainda mais olhos para ler o jornal. Já a atriz da Vera Cruz mantinha a pose na imagem autografada, pois aprendera que o fundamental em uma verdadeira estrela era nunca perder a classe.

“Há muita gente ruim no mundo. Por isso tem que picotar bem pequeninho antes de jogar qualquer retrato fora. Picar os documentos também é bom. Vai que alguém acha isso e resolve fazer alguma macumba contra vocês? É sempre melhor prevenir”, lembrava a mãe toda vez que limpavam as gavetas e os armários. Os avisos eram desprezados como meras crendices.

Pelo fim da tarde, os macumbeiros encontraram e reuniram todas as figuras. O homem careca e a mulher de lenço estampado não reconheceram nem mesmo a estrela caída. Analfabetos os dois, as etiquetas batidas à máquina no verso das imagens não lhes ofereciam pistas sobre o que fazer àquela gente. Porém, era de conhecimento geral que fotos assim descartadas tinham um único propósito: receber um trabalho bem feito, sem misericórdia mesmo. Era o caminho que restava a quem não sabia se temia mais a arte dos feiticeiros pretos ou seu agressor cotidiano. O casal do lixão só cuidava de fazer a entrega chegar a quem de direito, Xangô.

Choveria pouco depois da cerimônia no terreiro. Cada raio executaria uma sentença.

Anúncios

Sobre Aline Viana

Aline Viana nasceu em São Paulo, em 1981, mas prefere que não espalhem a que safra pertence. É formada em jornalismo. Cansada de tanto quem, o quê, quando, onde, como e porque resolveu entrar em um curso de crônicas. Foi um santo remédio para recuperar a saúde de seus textos. Se o diagnóstico está correto, você pode checar nos blogs: cronicasdas12.blogspot.com e semanalmente no vidasetechaves.wordpress.com . Novos pareceres são sempre bem-vindos.

  1. Excelente texto Aline. Parabéns!

  2. Sheila Boesel

    Delícia de texto! Adorei Aline!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: